procura

Google

sexta-feira, 27 de julho de 2012

O Orgulho




 2 Crônicas 26

"1Então todo o povo tomou a Uzias, que tinha dezesseis anos, e o fizeram rei em lugar de Amazias seu pai.
4E fez o que era reto aos olhos do SENHOR; conforme a tudo o que fizera Amazias seu pai.
5Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era entendido nas visões de Deus; e nos dias em que buscou ao SENHOR, Deus o fez prosperar.
7E Deus o ajudou contra os filisteus e contra os árabes que habitavam em Gur-Baal, e contra os meunitas.
8E os amonitas deram presentes a Uzias; e o seu nome foi espalhado até à entrada do Egito, porque se fortificou altamente.
15Também fez em Jerusalém máquinas da invenção de engenheiros, que estivessem nas torres e nos cantos, para atirarem flechas e grandes pedras; e propagou a sua fama até muito longe; porque foi maravilhosamente ajudado, até que se fortificou.
16Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o SENHOR seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso.
17Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, e com ele oitenta sacerdotes do SENHOR, homens valentes.
18E resistiram ao rei Uzias, e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o SENHOR, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para queimar incenso; sai do santuário, porque transgrediste; e não será isto para honra tua da parte do SENHOR Deus.
19Então Uzias se indignou; e tinha o incensário na sua mão para queimar incenso. Indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu à testa perante os sacerdotes, na casa do SENHOR, junto ao altar do incenso.
20Então o sumo sacerdote Azarias olhou para ele, como também todos os sacerdotes, e eis que já estava leproso na sua testa, e apressuradamente o lançaram fora; e até ele mesmo se deu pressa a sair, visto que o SENHOR o ferira.
21Assim ficou leproso o rei Uzias até ao dia da sua morte; e morou, por ser leproso, numa casa separada, porque foi excluído da casa do SENHOR. E Jotão, seu filho, tinha o encargo da casa do rei, julgando o povo da terra."

É triste ver uma trajetória de sucesso ruir por causa da arrogância que teima em brotar no coração do homem.
Todas as vezes que leio a história de Uzias percebo o quanto precisamo manter a humildade em nossas vidas.  Jesus deixou isso muito claro em todo o Novo Testamento. Não é a toa que ele começa o sermão do monte dizendo: "Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus." Mateus 5:3. 
Insistentemente a arrogância, aquele sentimento enganoso de que já podemos fazer tudo da maneira que pensamos, de que tudo o que nós fazemos é melhor do que das outras pessoas, aquele pensamento de que se fosse você à frente daquele projeto, tudo seria melhor, ele vem ao nosso coração com força tota, e de uma forma que nem sempre nós conseguimos enxergar como verdadeiramente é!
Por isso oro todos o dia para que o Senhor que meu orgulho, minha arrogância, minha mania de achar que eu sempre estou certa.... 

Nenhum comentário:



Todos os artigos podem ser copiados, desde que citada a fonte.